sábado, 16 de novembro de 2013

POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA POR TERESA AZEVEDO

POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Proposta
Ao receber a proposta de nossa presidente Aline Romariz, senti-me extasiada, afinal, como ela mesma diz – e creio de concordância de todos nós – a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro“tem a missão de propagar a arte poética e valorizar o poeta vivo”. Esta tem sido a nossa bandeira e o nosso grito onde quer que estejamos.
Assim sendo, e compreendendo-a como um organismo vivo e participativo, reinvindicações pertinentes e planejadas saem do papel para que ações se desenvolvam não só em nosso meio ou no da população em geral, mas também dos governantes.
Apesar de nossos esforços, a poesia ainda é encarada pela maioria como algo de menor crédito e desinteressante. Dentro do próprio meio artístico, inclusive, onde desconhecem a presença da poesia na fagulha que origina todas as artes: o sentir, o tocar, o expressar-se revelam o íntimo estimulado pela poesia. Lá está ela, presente, sem se importar em aparecer como lhe é de direito.

A poesia ao longo dos tempos
A poesia inspirou muitos poetas ao longo do tempo. Grande parte deles, entretanto, só recebeu o devido reconhecimento após sua morte. A proposta do Portal do Poeta Brasileiro vem na contramão desse padrão, pois conta hoje com mais de cinco mil membros. Ou seja, mais de cinco mil poetas brasileiros vivos com a possibilidade de serem lidos.

A poesia contemporânea
A poesia contemporânea é feita e disponibilizada também no ambiente digital, através de e-books para venda ou até mesmo leitura em bibliotecas cibernéticas. Apesar disso, ainda vê-se a edição e impressão convencional, e apesar de várias teorias sobre o fim da leitura em papel, decorrente da onda digital, creio haver público para ambas as formas.
Os poetas não estão escondidos: apresentam sua produção poética em palestras, praças públicas, saraus e outros eventos, fazem-se presentes nas manifestações populares.
Com versos livres, temas fortes e poética eloquente, os grandes poetas vivos nos inspiram e deleitam. São os que merecem ser aclamados e eternizados.

Poetas contemporâneos vivos
Dentre os renomados escritores tocados pela poesia ainda vivos,venho citar Lygia Fagundes Telles. É fascinante ver como ela adentra a alma humana em sua prosa, marcada pela constante análise psicológica. A escritora utiliza-se da linguagem escrita para apresentar a realidade em invólucros de imaginação, fantasia e sensualidade, e suas personagens femininas desenvolvem misteriosas tramas onde complexidade, reflexão e fragilidade são somadas às inquietações naturais às mulheres.
[...]Com a ponta da língua pude sentir a semente apontandosob a polpa. Varei-a. O sumo ácido inundou-me a boca. Cuspia semente: assim queria escrever, indo ao âmago do âmago até atingir a semente resguardada lá no fundo como um feto.(L. F. Telles, no livro “Verde lagarto amarelo”).

Sem qualquer sombra de dúvida, o maior número de poetas contemporâneos brasileiros vivos “ainda vive no anonimato”, a exemplo dos mais de cinco mil poetas do Portal do Poeta Brasileiro, cuja diversidade lírica nos coloca em uma nova era, onde interação e luta conjunta levam aos mesmos propósitos. São Dalvas, Marielas, Fabios, Paulos, Sarahs, Rosanas, Josés, Marias, Lucias, Geraldos, Veras, Anas, Stellas e tantos outros queridos.
Como exemplo, cito nossa presidente Aline Romariz. Alagoana com muito orgulho, mãe-sogra-avó leoa, ousada, autêntica,guerreira, visionária, desbravadora, descobridora e incentivadora de novos talentos, apaixonada pela vida e pelos amigos. Batalhadora incansável pela disseminação da poesia e a valorização do poeta vivo.

BRASILIS
(Aline Romariz)

Somos todos índios
caboclos,mulatos,
negros
Vivemos nos Pampas,
na Caatinga,na Restinga,
no Cerrado
Estamos no mesmo barco!
Num "navio negreiro"
camuflado;
Navegando Chicos,
Tietês,Negros
Somos filhos de um só Brasil,
que são tantos !
Irmãos das Raparigas (ou Marquesas?)
do Porto de Santos
Somos todos pajés,caciques,
curumins insanos
Tocando a vida;
escondendo o pranto
Vivemos todos "sob o mesmo céu"
de uma terra linda, de "um pau de tinta"
chamado BRASIL!

Outro exemplo é Elizabeth Oliveira, uma poeta que, por alguma razão que desconheço, diz que a incentivei. Amo sua poética e seu jeito menina de ser. Como ela mesma se define: “campineira, cabelereira, faladeira, arteira, atleta com alma de poeta, não esportista... Um pouco artista... Carinhosa, teimosa e vaidosa. Sobrevivente... Carente... Dengosa... Amante dos animais... Cheia de ideais. Antes de partir, vou muito sorrir. Ah, deixar saudades... Ainda não quero ir. Amar, ser muito amada... Eu quero é mais”.
“Entre o céu e o sonho existe uma constelação de esperança.
Eclipse: quando o sol e a lua não se aguentam de saudade”
(Elizabeth Oliveira)

A relevância das redes sociais como objeto de divulgação
A multimídia coloca em cena a poesia digital de quantos tiverem acesso a ela. Passa existir uma universalidade da poesia até mesmo para poetas iniciantes que se dispõe a divulgarem suas obras na rede.
Com os recursos sonoros, de vídeo e, muitas vezes, até tridimensionais, surgem novos valores e novas formas de interação poeta/máquina, poeta/poeta, poeta/leitor e leitor/leitor, e faz-se a crescente necessidade de que sejam cada vez mais rapidamente assimilados por todos nós.

Bibliografia
OLIVEIRA, Elisabeth. O Pensador. Disponível em: http://pensador.uol.com.br/autor/elizabeth_f_de_oliveira/

ROMARIZ, Aline. Site pessoal da poeta. Disponível em: http://sitedepoesias.com/poetas/AlineRomariz

WIKIPEDIA. Lygia Fagundes Telles. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles



WIKIPÉDIA. Poesia Contemporânea. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia

3 comentários:

  1. A cada carta/proposta que leio, mais me convenço que estou entre grandes!
    Homens e mulheres poetas sábias, incansáveis na luta da valorização do poeta vivo.
    Timidamente e com meu tempo muito curto, acompanho tudo e orgulhosa de estar entre vocês, fazer parte deste time que certamente entrou em campo para vencer, e o troféu é apenas um detalhe em meio a tantos brindes ao longo desta linda história de poetas!
    Dos poucos projetos que pude abraçar, sigo à risca o "Um tesouro chamado livro", "O poeta vai às Escolas".
    Além de incentivar poetas Jandaienses e divulgar a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.
    É o meu sonho me juntar à Betina e fazer um lindo trabalho aqui na minha cidade com a SPJ-Sociedade dos Poetas Jandaienses.
    Um abraço a todos, lembrando que "o meu silêncio não significa omissão.
    Que a alegria e a vitória façam parte das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Querida Van-Ivany,
    Saber que faz parte do nosso time, como você mesma diz, é saber que irremos mais longe com novas propostas e trabalho em prol de nossa missão.
    (A)braços fortes

    ResponderExcluir
  3. Seu excelente texto, Teresa, nos permite ter a esperança de que a Poesia, buscando a modernidade dos veículos de comunicação, terá a divulgação que merece. Porque viva ela sempre estará, enquanto houver um coração humano batendo sobre a face da Terra. Parabéns.

    ResponderExcluir