quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA Por Dalva Saudo

POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Dalva Saudo

Não poderia iniciar este trabalho tão importante sobre a poesia contemporânea sem citar Aline Romariz em sua competência neste momento para nós poetas. Exemplo da atualidade para o Brasil. Quem está acompanhando sua trajetória há de concordar!

O poeta contemporâneo além de escrever versos, narrar o amor, a dor da ausência, conquistas e perdas, as belezas do Brasil e do mundo também vai à luta em sua conscientização de olhar transformador.

Espalha livros por onde caminha: Escolas, feiras, ônibus, estados brasileiros. Palavras chaves: Luta, garra, conscientização. Praxis como nos ensinava e ensina o Pedagogo Paulo Freire.

A ANLPPB faz a diferença em não ficar apenas em honrarias.

Aline Romariz chegou não só para lançar “chuvas” de poesias ora calmas outras agitadas e conscientizadas pelo Brasil e um olhar para o mundo, mas também abrindo espaços para que nós poetas pudéssemos marcar efetivamente presença agora também pela rádio Iluminatta.

O poeta contemporâneo é polivalente! Descreve a beleza de seu país, mas também está focado em sua urgente e necessária mudança. Tem senso crítico da realidade e está focado em seu país que tem como lema a democracia, sem deixar de ter os momentos lúdicos de transcendências.

A ANLPPB é um exemplo: Está em vários projetos para acordar esse gigante adormecido e está conseguindo. Já esteve em ônibus, está em praças, escolas, em datas comemorativas e já esteve até no Congresso Nacional dando seu "grito de alerta!"

Pela minha experiência verifico que poucos poetas estão presentes em saraus e quando o fazem o público é pequeno. Há necessidade do poeta se locomover como os outros artistas, espalhar versos em seu bairro, cidade, estado, país.( O que faz com prioridade a ANLPPB)

Infelizmente nem todos tem condições físicas ou monetárias para irem além dos limites físicos ou geográficos. Com a modernidade o poeta pode transportar fronteira através da internet e agora também por uma rádio específica.

Válida é a intenção de homenagear o Poeta Vivo em diversas formas. Já homenageei e fui homenageada! Como diz o Rei e também poeta Roberto Carlos... "São muitas emoções..." (indescritíveis).

Alguns poetas vivos e suas características líricas:

Costumo dizer que vejo a beleza perto de mim. Aqui mesmo no bairro vejo o pôr do sol, árvores floridas e cantos dos pássaros. Não sinto necessidade de atravessar fronteiras ou outros horizontes. Por esse motivo cito mais poetas:

José Luiz Pires: Livro "Poemas Inadequados" pela Editora Iluminatta.

Diz Conceição de Arruda Toledo ao prefaciá-lo: "O autor é às vezes romântico, outras sensual e até mesmo espiritual e surrealista; é de uma versatilidade incrível nos temas desenvolvidos."

No poema "Brasil Sensual" descreve com encantamento as curvas do Brasil com alusão às curvas da mulher e no coração do poeta há vagas para o amor, amizade e o principal a solidariedade!

Teresa Azevedo que além de versos de seus sentimentos íntimos de amor, humor e dor está empenhada em solidariedade, para transplante de órgãos. Proponho a leitura de seu livro “Caramelos Emaranhados” onde cita essa campanha.

Outros exemplos de poetas contemporâneos,além dos muitos que poderia citar, como Rosana Cappi, Lu Narbot, Rachel dos Santos Dias... Um leque de poetas que dizem mais que qualquer palavra o que significa ser POETA CONTEMPORÂNEO envolvido, crítico do seu mundo, engajado em solidariedade! Parabéns aos poetas vivos que espalham suas emoções!

Virna Teixeira diz: “A internet representa um espaço democrático e de baixo custo de editoração, visto que é difícil e caro publicar livros de poesia no Brasil (a maior parte dos poetas estreantes e nem tão estreantes assim têm que custear suas edições). As editoras, além disso (com algumas poucas exceções), têm resistência a publicar livros de poesia e tradução, as tiragens são pequenas e a distribuição limitada, atingindo um número pequeno de leitores.

A internet significa assim uma forma de acesso a um número maior de leitores de poesia, a um leitor também não especializado e que tem pouco acesso às revistas impressas de poesia contemporânea. Os blogs e revistas literárias eletrônicas têm revelado um número muito maior de leitores do que se imaginava existir. A possibilidade de interação direta com o leitor e com outros poetas (como por exemplo nos blogs) é maior, facilitando o diálogo e uma permeabilidade de contato, embora a discussão ainda seja escassa. É possível também criar espaços coletivos, de afinidades que ignoram, que diluem a distância geográfica.



Além disso, a possibilidade de utilização de recursos audiovisuais, a facilidade de acesso de qualquer local ou país que se esteja é muito positiva para a difusão da poesia e para a troca com outros países. Há por exemplo um contato maior hoje com blogs de Portugal, para citar um exemplo. A informação circula mais.



Um risco que observo, no entanto, é o da pressa na hora de escrever e publicar os poemas, de "acontecer". O risco também da auto divulgação, da mídia. É preciso tempo, projeto. Acalmar a pressa contemporânea, saber usar de forma reflexiva a internet, que além disso é uma excelente ferramenta de pesquisa.” Por Virna Teixeira



Virna Teixeira nasceu em Fortaleza (CE), em 1971. É autora dos livros de poesia Visita e Distância.



Termino com um pequeno discurso do livro “CRÍTICA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA” de autoria de Alan Flavio Viola pagina 132.

“Não podemos permitir reduzir a vasta galáxia da poesia contemporânea brasileira a um pequeno sistema solar de onde sentimos que não conseguimos sair, mantendo nas trevas poetas de riquezas insondáveis.”

Penso que o sonho da ANLPPB é esse de nos encaminhar da treva para a Luz.

Luz desse enorme território brasileiro, para que não ficássemos exclusivos apenas nos minúsculos saraus de nosso município.

Muitas vezes já fui reconhecida como poeta na sociedade onde resido por fazer parte da ANLPPB. Sinto que sou valorizada. Que minha poesia é lida e ouvida. Digo isso não por ego, mas para humildemente, dar provas e relatos da importância da ANLPPB que não veio apenas como mais uma academia, mas para efetivamente valorizar o poeta em seu grande leque de atividades.

Por esse motivo...

Ela chegou mansa... Calma... Poetizando a vida e nos impulsionando.





De Aline Romariz:

Cheguei

Mansa...Calma

Felina fêmea

amante,amada...

Poetisando a vida....

Cheguei!

E vou mostrar minha alma!

Há duas metades em mim

que se cruzam a espera

do muito que é você aqui...

Cheguei....

Leve, free e solta...

Versejando...

Sem métrica,

sem escola,

sem freios

sem rédeas....

Você vai gostar de mim!

Aline Romariz



2 comentários:

  1. Parabéns, Dalva, pelo seu trabalho. Concordo com você: a ANLPPB veio para fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Querida Dalva. Parabéns pelo belo trabalho. Sinto-me honrada e agradecida por ter sido citada e de considerar que eu esteja neste leque poetas que espalham emoções. Quem emociona é você com sua vibrante autenticidade e luz radiante de estrela Beijão

    ResponderExcluir