quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ref.: Rapto de Meninas e Mulheres na República Federal da Nigéria

Exmo. Sr. Embaixador
Luiz Alberto Figueiredo Machado,

M.D. Ministro de Estado das Relações Exteriores
República Federativa do Brasil

Ref.: Rapto de Meninas e Mulheres na República Federal da Nigéria


Senhor Ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado, nossas saudações.


Nós, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, vimos, respeitosamente, expressar a nossa indignação pela falta de manifestação do Governo Brasileiro, ou pelo menos publicamente, sobre o sequestro de Meninas e Mulheres na República Federal da Nigéria, no último dia 14 de abril, efetuado por um grupo criminoso armado, sob o pretexto de que essas Meninas e Mulheres teriam se convertido ao Cristianismo.

No início haviam sido sequestradas aproximadamente 300 Meninas de um acampamento de jovens naquele país. Confiantes de que o Mundo Civilizado se calaria mais uma vez para este tipo de atrocidade, o grupo de criminosos agiu novamente e, no último dia 24 de junho teve a petulância de sequestrar mais 60 Mulheres, crianças na sua maioria.

A França, o Reino Unido, os Estados Unidos e a China já se prontificaram a auxiliar na busca, disponibilizando seus serviços de inteligência e, inclusive, enviando profissionais capacitados em negociação.

E o Brasil, Senhor Ministro, o que tem feito neste sentido?

Caro Senhor Ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado, quando uma Criança é atacada em qualquer parte do Mundo, todo o Mundo é atacado! Quando uma Mulher é atacada em qualquer lugar do Planeta, todo o Planeta é atacado! Quando as Crianças e as Mulheres de qualquer parte de nosso Planeta são seviciadas, agredidas, desrespeitadas e mortas, não raras vezes em situações terríveis, indescritíveis, todos os habitantes do Planeta são atacados e desrespeitados.

Não há, Senhor Ministro, como nos calarmos e pretendermos que este fato nada tem a ver com o Povo Brasileiro. A nossa omissão será nossa condenação no futuro. Se nos calamos para esta terrível agressão ao Ser Humano, e mais terrível se torna em se tratando de Mulheres e Meninas, estaremos concordando com esta agressão, com este comportamento absolutamente inadmissível em pleno Século XXI.

O Brasil é um país continental e parte integrante do Mundo Desenvolvido. Este país tem todas as condições, e deve usá-las, de expressar o repúdio ao Governo omisso da Nigéria e posicionar-se nos sentido de que o respeito às Mulheres e Meninas daquele país seja visto como um direito inalienável e, assim sendo, as Mulheres e Meninas sejam, imediatamente, devolvidas às suas famílias, e devidamente protegidas.

Os interesses brasileiros na África não devem, e não podem, se sobrepor aos direitos humanos, muito pelo contrário, se auxiliarmos na preservação dos direitos humanos naquele país, teremos, com certeza, um retorno mais eficiente nas Relações Culturais e Comerciais com aquela Nação.

Todas as notícias publicadas, por ocasião do sequestro, mostram que este acontecimento poderia ter sido evitado, já que o Governo Nigeriano tinha conhecimento com, pelo menos, 4 horas de antecedência, de que ocorreria o sequestro.

Senhor Ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado, a Academia Nacional do Portal do Poeta Brasileiro prestará total e irrestrito apoio a toda ação brasileira no sentido de ajudar essas Mulheres e Meninas.

Um país que não defende e protege suas Mulheres, Meninas e Crianças, não poderá ter o respeito merecido entre o Conjunto de Nações de nosso Planeta. E um país que não se posiciona contra a agressão às Mulheres, Meninas e Crianças de nosso Planeta, da mesma forma, não poderá desejar o respeito merecido entre o Conjunto de Nações Civilizadas.

Como uma entidade acadêmica que luta pela paz entre os Seres Humanos e entre os Povos, é nosso dever buscar, de todas as maneiras pacíficas ao nosso alcance, solução para problemas como este.

Estamos, pois, à disposição de Vossa Excelência para auxiliar no que for possível.


Respeitosamente,


Campinas, 02 de julho de 2014.

ANPPB - Academia Nacional do Portal do Poeta Brasileiro


Poeta Aline Romariz  - Cadeira 01 - Presidente

Poeta Sidarta da Silva Martins – Cadeira 71

Poeta..................




13 comentários:

  1. Assino junto! Parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estimados pares poéticos da ANLPPB
    Muito me honraria participar desta oportuna e necessária iniciativa.
    Parabéns a todos os seus signatários.
    CELSO CORRÊA DE FREITAS
    Cadeira 38
    Praia Grande-SP

    ResponderExcluir
  3. Tem o meu apoio - Rosana Nóbrega - cadeira nº 10

    ResponderExcluir
  4. Apoio esta iniciativa. Lin Quintino- Cadeira 99

    ResponderExcluir
  5. Nosso pesar por mais uma atrocidade cometida neste mundo que deveria mostrar sua bela face à todos. Se não forem preservadas nossas crianças e mulheres, cujo desrespeito está tão visível que nos passa um arrepio de horror, quando tomamos conhecimento da insensatez de alguns governos.
    Esperamos que essa não fique como a maioria, engavetada, sem resposta alguma àqueles que cometeram essa atrocidade.Parabéns amigos Sidarta e Aline por essa iniciativa. Júlio Cesar Bridon dos Santos - Cadeira 12

    ResponderExcluir
  6. ESTAMOS COM VOCÊS NOBRES CONFRADES.
    ARLETE TRENTINI DOS SANTOS SC CADEIRA 14.

    ResponderExcluir
  7. Acreditamos na defesa e justiça, bem como na solidariedade entre povos. Concordo com a solicitação e desejo que o Brasil tome sempre atitudes frente ao terrorismo contra as criancas indefesas. Gisele S Lemos

    ResponderExcluir
  8. A carta está perfeita. Estou presente em solidariedade. Meu nome pode ser colocado nela...

    ResponderExcluir
  9. ASSINO COM TODOS!
    PEDRO CAMPOS - CADEIRA Nº 80

    ResponderExcluir
  10. Presto a minha solidariedade e repulsa a qualquer tipo de violência física ou verbal. Neste caso, vítimas meninas/mulheres que apenas desejam estudar, aprender, exercer suas capacidades e de forma abominável, não somente as privaram disto mas das suas liberdades, violentando-as de todas as formas em nome do que eles nomeiam ser uma "guerra santa". Contrariamos qualquer forma de violência, buscamos pela Paz e esperamos que o Exmo. Sr. Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado - M.D. Ministro de Estado das Relações Exteriores República Federativa do Brasil escute nosso clamor e de muitos, em defesa destas crianças. Kátia Storch Moutinho Cadeira Nº 104

    ResponderExcluir
  11. Concordo sem dúvida. A paz de famílias inocentes está em jogo!
    Oliveira Caruso - cadeira 82

    ResponderExcluir
  12. Assino junto com meus honrados confrades.
    Rosana Montero Cappi - Cadeira 54

    ResponderExcluir